Vontade de urinar toda hora: 8 fatores que podem causar micção excessiva


.

 ESCRITO POR PAULO NOBUO

Uma pessoa saudável armazena na bexiga cerca de 400 ml de urina até sentir vontade de ir ao banheiro e, segundo especialistas, ultrapassar a média de fazer xixi até 8 vezes ao dia pode ser indício de que há algo de errado com você. Se você tem vontade de urinar o tempo todo, conheça 8 fatores que podem causar micção excessiva:

Muita vontade de fazer xixi: o que pode ser?

1. Você pode ter uma bexiga pequena, já que anatomicamente o fato é realmente possível, apesar de ser uma desculpa comum de pessoas que evitam procurar um médico e realizar exames que pode indicar algum problema de saúde.

2. Pode parecer estranho, mas beber pouca água também pode fazer com que vá mais vezes ao banheiro. Quando a hidratação é comprometida, a urina fica mais concentrada e, consequentemente, mais irritável para a bexiga, desencadeando a sensação de que você tem que fazer xixi mais vezes.


3. Vontade de fazer xixi todo tempo também pode indicar infecção ou pedras nos rins. Ambos normalmente são acompanhados por outros sintomas, como muita dor nas costas ou lados do corpo e incômodo ao urinar.

4. Fraqueza no assoalho pélvico também pode fazer a mulher correr ao banheiro toda vez que sente a mínima vontade de fazer xixi, já que os músculos podem não conseguir segurar a urina na bexiga", diz ela. Exercícios específicos para a região e o aprendizado para controlar os músculos para contrair a área do assoalho pélvico ajudam idas frequentes ao banheiro.

5. Se você vai ao banheiro muito mais do que 8 vezes por dia, pode então ter uma bexiga hiperativa, uma condição comum no avanço da idade, uma vez que os nervos envelhecem junto com o corpo. Além disso, podem ocorrer outras condições médicas que aumentam a vontade de fazer xixi, como problemas nas costas que poderiam fazer com que as vértebras empurrem nervos, comprimindo a bexiga. Exames clínicos ajudam a identificar o que pode estar causando o incômodo.

6. Alguns medicamentos, como os utilizados para tratar a hipertensão, por exemplo, são diuréticos e podem aumentar as vezes em que você sente vontade de fazer xixi. Remédios usados para controlar ansiedade e depressão também podem fazer com que a pessoa vá mais vezes ao banheiro para urinar.

7. Vontade de urinar o tempo todo também pode indicar diabetes, pois um dos principais sintomas da doença é sede excessiva e idas constantes ao banheiro para fazer xixi. Isso acontece porque, quando uma pessoa sofre da condição, o açúcar se acumula no sangue e os rins têm que trabalhar mais para filtrar e absorver. Quando isso não é possível, todo o material extra é desviado para a urina.

8. Apesar de mais raros, outros problemas mais graves podem fazer com que a pessoa aumente muito a frequência em que faz xixi. Hérnia de disco, esclerose múltipla e tumores que crescem no abdômen pode fazer pressão sobre a bexiga, fazendo que apareça mais vontade de urinar.


Avalie este Artigo?


Mais pra voce!