Verruguinhas no pescoço, embaixo do braço e no colo, o que são e como tratar?


Pois é, a idade não nos trás apenas rugas e flacidez na pele. Uma outra marca da passagem no tempo são as “verruguinhas” que aparecem no nosso corpo. Elas podem aparecer em qualquer lugar, mas os mais comuns são o pescoço, o colo e embaixo do braço.

O nome médico pare essas lesões é acrocórdom. Na verdade não são verrugas, porque não são causadas pelo virus HPV, e sim  são projeções da própria pele e podem estar relacionadas com obesidade, diabetes ou resistência a insulina (pré-diabetes). Muitas vezes porém a condição tem origem genética. Elas aparecem nos lugares do corpo onde há maior fricção da pele por causa do tecido das roupas ou bijuterias. Elas também podem aumentar durante a gravidez, onde tudo no corpo tende a crescer. Algumas vezes se essas lesões aparecem na gravidez elas somem sozinhas ou diminuem bem de tamanho depois do parto. Eu mesma tinha uma pinta na barriga que virou uma verruga meio feia na gravidez, mas que voltou a ser pinta depois do parto.


Na maioria das vezes porém essas lesões são permanentes e se estão incomodando estéticamente essas “verruguinhas” podem ser retiradas por um médico. Existem várias técnicas para retirar essas lesões, dependendo do lugar onde elas estão ou do tamanho. Pode ser usado ácido, crioterapia (que é nitrogênio líquido aplicado na pele), bisturi ou laser. Todos são procedimentos rápidos que podem ser feitos no consutório médico.

O que não pode é você tentar removê-las em casa, já que pode machucar, sangrar muito e até piorar o problema, sem falar no risco grande de causar uma infecção no local. Também é importante ir no médico porque toda lesão retirada da pele deve ser enviada para um laboratório para se ter certeza de que trata-se de uma lesão benigna. A chance de um acrocórdom ser maligno é extremamente baixa, mas na menor dúvida é sempre melhor olhar no microscópio.

A melhor forma de prevenir é evitar o excesso de peso e também tecidos ásperos ou bijuterias que fiquem arranhando a pele. Hidratar bem a região e protegê-la do sol também é fundamental.


Avalie este Artigo?


Mais pra voce!