Torta de morangos


 

Preparo

Massa: peneire numa vasilha a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga gelada e cortada em pedacinhos e vá misturando com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e as rapas de limão e amasse. Se a massa não estiver com muita liga, acrescente uma colher de sopa de água gelada. Faça uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.


Preaqueça o forno a 200 graus. Abra a massa numa superfície polvilhada com farinha e forre uma forma redonda (de até 26 cm de diâmetro) previamente untada com manteiga e enfarinhada. Para que a massa não perca a forma quando estiver assando, cubra-a com papel alumínio e coloque por cima feijões crus. Asse a massa por 15 minutos, retire os feijões e o papel e leve a massa para assar por mais 15 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Recheio: leve o leite para ferver, com duas tampas de essência de baunilha. Em uma vasilha, misture os ovos, o açúcar e a maizena (dissolvida em um pouco de leite). Quando o leite ferver, tire do fogo e junte à mistura de açúcar e ovo, misturando levemente. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa até que ela engrosse e fique com a consistência de um creme. Tire do fogo e deixe esfriar.

Montagem: coloque o recheio de creme sobre a massa já assada e decore com os morangos (e outras frutas) lavados e picados conforme sua preferência.

Para dar aquele brilho das tortas de padaria, leve ao fogo o açúcar, a maizena e a água e mexa até ferver. Continue mexendo; essa mistura engrossará e formará uma geléia transparente. Quando ela estiver mais consistente, desligue o fogo e pincele delicadamente a geléia sobre a superfície da torta.


Avalie este Artigo?

Mais pra voce!