Se tens o hábito de roer as unhas, vais parar imediatamente ao saber o que acontece


 

Muitos de nós, quando nos sentimos tensos, nervosos ou aflitos, cedemos à tentação de roer as unhas para tentar aliviar o stress. A verdade é que nunca devemos fazê-lo, pois pode ser prejudicial para o organismo.

Já te deve ter acontecido estar a realizar uma tarefa qualquer e uma das unhas partir-se e, em vez de a cortares corretamente, recorres aos dentes para a cortar. E também existem ainda aquelas pessoas que sentem a necessidade de roer as unhas até chegar quase ao estado de haver carne viva…


Roer as unhas já é um problema tão reconhecido que até já tem nome: onicofagia. Este hábito pode provocar doenças no nosso organismo que ninguém espera, e para além de estragar por completo com a estética das nossas mãos, também pode ser um transmissor de germes e vírus para a nossa boca.

Por vezes, o vício de roer as unhas torna-se tão intenso que a pessoa começa a sentir necessidade de roer também as peles que rodeiam as unhas, o que pode romper a camada de pele que envolve o dedo, aumentando o risco de proliferação de agentes patogénicos, micróbios e vírus em cerca de 80%, dizem infeciologistas.

Este é um hábito que costuma começar bem cedo, quando ainda somos crianças, e que nos pode ser transmitido pelos nossos pais. Segundo a escola de Freud, roer as unhas é uma forma de uma pessoa descarregar os problemas, e pode resultar num transtorno obsessivo. Para além de poder estragar toda a estética das mãos, também pode causar desgaste nos dentes e nos lábios. Esse transtorno impedirá as unhas de crescer, o que irá gerar uma mudança na anatomia, resultando num traumatismo no leito ungueal, para além de poder criar feridas feias e dolorosas que podem causar infeções nas gengivas e na garganta.

No entanto, há esperança pois é possível remediar esta situação. Vais precisar de muita força de vontade, controlo sobre os teus atos e, já que se trata de um transtorno psicológico, de procurar ajuda psicológica. Existem também muitos exercícios de relaxamento que te podem ajudar a esquecer essa vontade, porque te vão acalmar, e o stress é uma das razões pelas quais róis as unhas. Deves procurar mesmo ajuda profissional e evitar soluções caseiras pois estas só te ajudarão por um curto espaço de tempo.


Avalie este Artigo?

Mais pra voce!