Isto é o que acontece com o seu corpo quando você não lava a sua roupa de cama. Eu não vou mais adiar!


Comer, ver TV, ler, ficar abraçadinho com o mozão ou com o bichinho de estimação; na verdade, nós fazemos muito mais coisas na cama do que apenas dormir. Para aqueles que dormem sete horas por noite em média, isso significa passar quase 50 horas por semana nos lençóis. E alguns de nós podem até ultrapassar esse tempo quando consideramos todo o tempo que usamos nossas camas para fazer coisas como as mencionadas acima.

Embora a maioria goste da sensação de dormir em roupa de cama recém lavada, nós não somos muito fãs de trocá-las e lavá-las regularmente. Mas a realidade é que qualquer pessoa que dorme com a mesma roupa de cama por mais de duas semanas está, na verdade, colocando a saúde em risco, pelo menos de acordo com a Dra. Lisa Ackerley, especializada em higiene.

Aqui estão alguns dos riscos à saúde que ela deseja que todos saibam, e algumas dicas sobre como reduzi-los.

Quando vamos para cama à noite, não vamos sozinhos. Os nossos corpos carregam todo tipo de vírus e bactérias, e isso é bastante normal. A maioria desses micro-organismos não causam nenhum dano. Mas enquanto dormimos, nós transferimos alguns deles para os nossos lençóis através das nossas células, saliva e outros fluídos corporais, e noite após noite eles se acumulam a ponto de se tornarem um problema de verdade. No final das contas, uma cama que não é mantida limpa pode se tornar uma incubadora para todo tipo de risco desagradável para a saúde.

Aqui estão alguns deles:

Staphylococcus aureus

Essa bactéria ama viver em lençóis sujos e pode causar uma grande variedade de problemas para a saúde, incluindo infecções pulmonares, urinárias e de pele.

Candida albicans

Esse fungo se prolifera em locais escuros, entre roupa de cama suja, e pode levar a problemas de saúde sérios, incluindo infecções na pele, nas genitálias, garganta e até no sangue.

Acne

Pessoas que sofrem com acne devem trocar suas fronhas em um período curto de dias para reduzir a exposição à bactéria que a causa.

Gripes e resfriados

Quando você estiver com gripe ou resfriado, é muito importante manter a sua cama limpa. Nesse caso, a roupa de cama deve ser trocada dia sim, dia não, se possível, para evitar infecções maiores ou passá-las para outra pessoa.


Ácaros

Essas criaturas amam se multiplicar nas dobras dos lençóis sujos. Eles, na verdade, não causam nenhuma doença, mas podem deixar a vida muito desconfortável para as pessoas com alergias.

Aqui está um vídeo em zoom mostrando como os ácaros se proliferam em lençóis sujos:

Veja algumas maneiras eficazes de evitar esses riscos à saúde:

  • Troque de pijama ou camisola a cada três dias.
  • Tome banho antes de ir para a cama, ou pelo menos lave o rosto e as mãos.
  • Se você tem bichos de estimação, deixe um cobertor na cama durante o dia para reduzir o contato deles com os lençóis.
  • Não coma na cama. Se você comer e notar que derrubou algo ou deixou farelo, troque a roupa de cama imediatamente.
  • Lave a sua roupa de cama pelo menos a cada duas semanas usando o ciclo de água quente da máquina.
  • Mantenha o seu quarto limpo aspirando e tirando a poeira regularmente.

Se você tirar vantagem dessas dicas, pode ser que você note que se sente mais saudável depois de uma boa noite de sono. Dá um pouco de trabalho, mas a sensação de dormir em lençóis limpos e cheirosos vale a pena, não acham?


Avalie este Artigo?

Mais pra voce!