Detox da pele: entenda as diferenças entre as cores de argila


Independente da cor, a argila faz maravilhas para a pele. Ela empresta seus minerais ao rosto e ao corpo e tem função detox: purifica, nutre e revigora. Entenda a diferença entre as cores e use e abuse dessa aliada da beleza.

Verde

"É adstringente, promove desintoxicação e regula a produção sebácea, o que é ótimo para quem tem pele oleosa", diz a dermatologista Inaê Cavalcanti. Além disso, tem ação bactericida e analgésica. Se você tem acne, esta cor é certeira!

Branca

Se o seu objetivo é clarear as manchas na pele, aposte neste tipo de argila. "Ela promove o aumento da oxigenação de áreas manchadas e revitaliza a cútis", ressalta a médica. É rica em zinco, elemento que ajuda na cicatrização.

Preta

Ela promove a renovação celular e dá um aspecto mais jovem à pele do rosto e do corpo. É indicada para todos os tipos de pele. "Tem efeito anti-inflamatório, cicatrizante e desintoxicante, e melhora a circulação sanguínea", diz a especialista.

Vermelha


Este tipo regula a circulação do sangue e "é ideal para peles sensíveis e avermelhadas", indica a profissional. Após usar o produto, você tem uma sensação de que a pele está mais firme e bem mais hidratada.

Rosa

É a mistura da branca com a vermelha. "É indicada para peles delicadas. Tem ação desinfetante e suavizante", afirma a especialista. Também absorve as toxinas e o excesso de oleosidade e, por isso, pode ser usada por peles oleosas.

Marrom

A sua intenção é nutrir a pele sem deixá-la oleosa? Aposte nesta argila! "Possui propriedades curativas, purificadoras, calmantes e regenerativas", ressalta Inaê. É outra boa opção para quem tem cravos e espinhas em excesso.

Vale a pena saber

· A argila em pó é ideal para quem busca um bom custo-benefício: é barata e prática. É só misturar com água. Quando formar uma massa, passe no rosto com as mãos ou com um pincel para base. Deixe agir por 20 minutos e remova com água morna.

· Use a máscara a cada duas semanas. Produtos à base de argila, como sabonetes, podem ser utilizados diariamente.

· Ao usar a argila no corpo, envolva a região com um pedaço de plástico filme de PVC e deixe agir por 20 minutos. Retire e tome uma bela ducha.


Avalie este Artigo?


Mais pra voce!