Detectar a doença de Alzheimer através dos olhos


Estudos recentes nos EUA e na China afirmam que é possível detectar a doença de Alzheimer através dos olhos, uma vez que esses estão relacionados com o cérebro e algumas das suas atividades mais importantes. Confira abaixo algumas informações surpreendentes.

O que é a doença de Alzheimer?

Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta o cérebro e algumas de suas funções, principalmente cognitiva e comportamental, geralmente em pessoas com 65 anos ou mais.

Um dos sintomas mais comuns é a incapacidade de adquirir novos conhecimentos e usar a memória. A memória imediata se perde gradativamente junto com outras habilidades mentais. É atualmente a forma mais comum de demência, além de ser incurável e terminal. Desde seu diagnóstico, costuma durar cerca de dez anos.

Os olhos e sua relação com a detecção da doença de Alzheimer

Alzheimer1-500×325-1

Pesquisadores da Georgetown University Medical Center, nos EUA, e da Universidade de Hong Kong, China, correlacionaram, através um experimento realizado em ratos, a perda de uma camada da retina do olho com o aparecimento da doença de Alzheimer.

De modo geral, esta pesquisa consistiu na análise da retina dos animais, que foram geneticamente modificados para desenvolver a doença. Ao contrário de estudos anteriores, neste caso, os cientistas mediram a espessura da retina, incluindo sua parte ou camada interna e as células ganglionares.

Assim, descobriram que os ratos com Alzheimer tiveram uma redução significativa da espessura das camadas em análise. Os ratos saudáveis não apresentaram mudanças substanciais em suas retinas.

Evidentemente, este estudo não é conclusivo, pelo que há muito que se pesquisar. No entanto, abre-se a possibilidade de poder detectar esta doença grave através dos olhos.

Em qualquer caso, é melhor seguir algumas simples recomendações que provavelmente prevenirão ou retardarão o aparecimento desta enfermidade. Deve-se levar um estilo de vida saudável, se exercitar e, acima de tudo, manter o cérebro ativo. Há evidências de que essa última prática ajuda contra as doenças cognitivas.

alzheimer4

Neste sentido, recomenda-se ler, aprender coisas novas como línguas ou um ofício, analisar constantemente coisas de interesse, praticar um esporte ou arte ou escrever. Estas simples atividades cotidianas evitarão problemas futuros.

Em caso de estar na idade propensa, é muito importante realizar exames para verificar a existência dessa doença. Se diagnosticada, há algumas opções que, embora não curem a condição, possibilitam a melhor vida possível. De fato, existem programas públicos que informam pacientes e parentes.

Postado por Dicas e Truques às 04:46 Nenhum comentário:

Enviar por e-mail

BlogThis!

Compartilhar no Twitter

Compartilhar no Facebook

Compartilhar com o Pinterest

Marcadores: detectar alzheimer, dicas de saúde, Olhos

Reações:

Coisas que você não sabia sobre os ovos

O ovo é um ingrediente muito comum na alimentação, pois possui um alto conteúdo em nutrientes como vitaminas, minerais e proteínas. Estes nutrientes não são produzidos pelo nosso corpo, por isso devemos trazê-los nós mesmos através de nossa dieta, ele também possui um baixo aporte calórico.

Este alimento é indispensável em alguns grupos com necessidades específicas, como os adolescentes, gestantes, idosos, vegetarianos e para pessoas que realizam dietas hipocalóricas. Por ser um dos alimentos mais importantes e nutritivos, trazemos uma lista do que, possivelmente, você não sabia sobre este alimento.

A cor dos ovos

Isto é determinado pela cor da galinha que põe o ovo, já que se a galinha for de cor marrom por consequência o ovo sairá desta cor, e se pelo contrário a galinha for branca a casca sairá de cor branca. É um fator genético.

Como saber se o ovo está fresco?


ovo

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, ver se um ovo está fresco ou não é muito fácil, basta submergi-lo na água e ver se não flutua.

Como preparar um ovo de forma saudável?

Quando fritamos o ovo, adicionamos muito óleo que altera as propriedades do ovo, desequilibrando a gordura e as propriedades naturais que o ovo contém. Por tudo isso o ideal seria cozinhá-lo por uns 10 minutos, assim não se altera nenhuma de suas propriedades.

As gemas

ovo-500×325

Todos que consumiram ovos em algum momento observaram que algumas gemas são mais pálidas que outras, isto se deve a alimentação que a galinha recebe, seja da granja, terra ou gaiolas.

O ovo para grávidas

É muito importante consumi-lo nesta etapa, já que é imprescindível para o desenvolvimento do cérebro do bebê durante a etapa de gestação, graças ao seu alto conteúdo em colina.

Benefícios do ovo para idosos

Nos idosos, o ovo conta com os seguintes benefícios: previne a perda da visão que ocorre com o transcorrer dos anos, ajuda também a prevenir a degeneração muscular e reduz a incidência das cataratas.

Produção e consumo do ovo

ovos. pietroizzo

Produz-se aproximadamente 1.2 trilhões de ovos anualmente. Uma pessoa, em média, consume ao redor de 173 ovos por ano e por mais incrível que pareça 40% da produção mundial do ovo é consumida da China.

Quantos ovos uma galinha produz?

Talvez você tenha se perguntado em algum momento quantos ovos uma galinha põe, e esta é a resposta: em média a galinha pode por de 250 a 270 ovos por ano, ainda que possa haver ocasiões especiais em que pode produzir mais de 300 ovos por anos.

Tamanho do ovo

Muitas vezes não encontramos uma explicação do por que o ovo é grande ou não, isso pode ser por causa da idade da galinha, já que quanto mais velha é a galinha mais chances existem de que o ovo seja maior.

Quanto pode durar um ovo?

Na clara do ovo também tem vitaminas, mesmo que 90% do seu peso corresponda à água.

Na clara do ovo também tem vitaminas, mesmo que 90% do seu peso corresponda à água.

O ovo pode ser consumido quando se desejar, sempre e quando isto não sobrepasse as dez semanas, pois depois deste tempo é melhor não consumir este alimento.

Podemos lavar os ovos?

Não é recomendável, já que estas práticas danificam a casca, que atua como barreira para a entrada de microorganismo que podem danificar o produto e provocar doenças. Se precisar, lave-os, porém faça-o antes de prepará-los, para assim evitar qualquer alteração.

Posso comer o ovo se ele apresentar rachaduras?

Não é muito recomendado, já que estas rachaduras permitem a passagem de microorganismo que podem provocar doenças. Em certos casos as rachaduras podem ser tão pequenas que não percebemos, por isso temos que prestar muita atenção quando vamos consumir os ovos, assim evitaremos problemas.

Lembre-se

Comer um ovo a mais em nossa dieta alimentar não causaria nenhum efeito negativo no nosso organismo, somente tenha em mente a maneira de prepará-lo, pois é essa maneira que pode nos trazer algum problema. Um fiel exemplo seria: um ovo cozido versus ovo frito em manteiga. Qual você acredita que causaria mais problemas? Obviamente o segundo. Não se abstenha de consumir um delicioso ovo no café da manhã, mas cuidado com o excesso de frituras.


Avalie este Artigo?


Mais pra voce!