Descubra os sucos que dão uma injeção de bem-estar!


Experimente estas cinco receitas que tiramos da obra O Grande Livro dos Sucos e dê um chega pra lá em males como dor de cabeça, ansiedade e até diabetes…

DIABETES

Causada pela deficiência de insulina, leva a uma alta taxa de açúcar no sangue. A metabolização dos nutrientes fica comprometida, o que aumenta a chance de infecções.

Antioxidante de alho

 Ingredientes:

-3 talos de aipo

-1/2 cebola

-1 dente de alho

-1 talo de brócolis

-1 maçã

-1 col. (chá) de ervas (canela, coentro, cravo da índia, gengibre)

-até 2 col. (sopa) de aveia, cereais integrais, iogurte com lactobacilos, sementes (abóbora e linhaça), abacate, brócolis, limão, pera, verduras (escolha só um item).

Modo de preparo: processe tudo em uma máquina de fazer suco. Misture, despeje em um copo e sirva.

Dica: o suco é forte, mas imbatível quando se trata de seu poder antioxidante e antibacteriano. Mantenha hábitos de vida e alimentação saudáveis. É importante ter acompanhamento de um médico.

DOR DE CABEÇA

Ao contrário da enxaqueca, segundo Pat, o problema pode ter várias causas. Entre elas: tensão, má digestão, alterações na pressão e cafeína.

Repolho e alecrim

Ingredientes:

-1/8 repolho

-1 punhado de folhas de espinafre fresco

-2 ramos de alecrim fresco ou 1/2 colher (chá) do seco

-2 cenouras

-1 maçã sem casca e sem sementes

-1 col. (chá) de ervas (alecrim, alfazema, camomila, capimcidreira, passiflora) • até 2 colheres de de aveia, cereais integrais,  iogurte, semente de girassol, banana, brócolis, verduras (escolha só um item).

Modo de preparo: igual ao suco anterior.

Dica: eliminar aditivos químicos (glutamato monossódico, aspartame), embutidos (como bacon), laticínios, trigo, milho, laranja, ovo, cafeína e vinho tinto ajudam a reduzir a incidência das dores.

INSÔNIA

As causas para não pegar no sono podem ser diferentes: baixos níveis de açúcar no sangue, ansiedade, ingestão de cafeína.

Verduras

 Ingredientes:

-8 folhas de espinafre

-2 folhas de couve

-1  beterraba ou rabanete com os talos


-2 talos de aipo

-1 maçã

-1 col. (chá) de ervas (alfazema, camomila, capim-cidreira, erva-desão-joão, passiflora)

– até 2 col. (sopa) de ingredientes, como aveia, iogurte, mel, semente de girassol, banana, verduras e maçã (escolha só um item).

Modo de preparo:  Na máquina de fazer suco, processe tudo. Misture, despeje em um copo e sirva.

Dica: consuma mais bebidas calmantes sem cafeína e alimentos ricos em vitamina B, cálcio (iogurte) e magnésio (uva roxa, oleaginosas, maçã). Elimine aditivos químicos, cafeína e álcool.

GASES

Para Pat Crocker, autora do livro e especialista em alimentos saudáveis, eles são resultado da digestão. “Alimentos ricos em carboidratos, como o feijão, geram mais gases, pois não são inteiramente quebrados pelas enzimas digestivas.”

Hortelã pré-jantar

 Ingredientes:

-3 kiwis

-8 raminhos  de hortelã fresca

-1 maçã

-Opcional: gelo

Modo de preparo:  Em uma máquina de fazer suco, processe  os kiwis com a hortelã e a maçã. Despeje  em um copo grande com gelo e sirva.

Dica: aposte em chás de ervas digestivas, como camomila e erva-doce, entre as refeições. Elimine adoçantes artificiais e laticínios.  As leguminosas devem ficar de molho de  um dia para o outro para reduzir o “efeito gasoso” delas e essa água deve ser descartada. Lave  as leguminosas antes de qualquer preparo.

NÃO TEM MÁQUINA DE FAZER SUCO EM CASA?

Não é todo mundo  que tem um juicer  ou uma centrífuga  para preparar os sucos. É o seu caso? Não há problemas. Segundo a nutricionista Roseli Ueno, você pode acrescentar um copo  de água aos ingredientes dasreceitas e bater tudo no liquidificador.

– Exceto a bebida  para diabetes, você  deve coar os sucos antes de consumi-los.

– A especialista também recomenda usar a maçã com casca no suco para ansiedade e tirar a casca do kiwi, que é “peludinha” ao preparar a bebida para os gases.

– Segundo Roseli,  o ideal é beber o suco para combater a insônia antes do jantar ou de 3 a 4 horas antes de dormir. Ele tem ingredientes diuréticos, o que pode dar vontade de ir ao banheiro durante a madrugada, atrapalhando o seu sono. Fique ligada!

ANSIEDADE, ESTRESSE

Ninguém merece conviver com o estado de medo, característico da ansiedade, que frequentemente está associada à insônia.

C-Verde

Ingredientes:

– 3 ramos de salsinha fresca (evite em caso de gravidez e de inflamação renal)

-2 punhados de folhas de espinafre

-1 punhado de agrião

-1 maçã

-1 col. (chá) de ervas (alfazema, camomila, capim-cidreira)

-Até 2 col. (sopa) de cereais integrais (aveia), oleaginosas, banana ou hortaliças (agrião, brócolis, cenoura) (escolha só um item)

Modo de preparo: Processe tudo em uma máquina de suco. Misture e sirva.

Dica: Aposte em alimentos ricos em vitamina B (grãos integrais e verduras), que protegem o sistema nervoso, ervas que ajudam a relaxar (camomila)  e elimine cafeína, álcool e alimentos refinados.

 


Avalie este Artigo?

Mais pra voce!