Como reduzir o consumo de energia em casa


Segue nossas dicas para economizar energia:

- Durante o dia use mantenha as janelas e portas abertas dentro do possível.

- Utilize  ao máximo a iluminação natural.

- Use espelhos nas paredes opostas ás janelas para aumentar a luminosidade do ambiente.

- Chame um eletricista responsável, cada tomada se sua casa deve ter um fio que a liga  diretamente á chave de luz. Esta pequena mudança evita o super aquecimento das fiações e reduz o consumo e desgaste desnecessário.

- Se a sua fiação for feita como citado no exemplo acima, ligue no máximo 3 equipamentos por tomada e evite usa-los simultaneamente.

- Ligue todos os seu equipamentos da sala que tem led (tv, dvd, videogame) em um único establizador ou régua e quando sair de casa ou viajar desligue a energia do estabilizador ou régua.

- Ao adquirir equipamentos veja sempre os rótulos de consumo de energia, adquira os equipamentos que consomem menos.

- Mantenha pantas dentro de casa elas ajudam a regular a temperatura e ajudam a evitar o uso do ar condicionado.

- Mantenha Geladeira e freezer o mais distante possível do fogão e de outras fontes de calor, o choque entre as temperaturas faz os equipamentos consumirem mais energia para voltar a temperatura correta.


- Mantenha os equpamentos eletricos afastados pelo menos 15 centímetros das paredes, isso evita o superaquecimento que gera mais consumo de energia;

- Não coloque roupas e tênis atrás da geladeira, isso aumenta o consumo de energia.

- Instale chuveiro a gaz em sua casa caso seja possível.

- O  chuveiro elétrico deve ser desligado enquanto ensaboa o corpo e lava os cabelos;

- Junte sempre as roupas antes de passar, passe tudo de uma só vez e deixe o aparelho na temperatura indicada pelo fabricante para cada tipo de tecido;

- Ao cozinhar, ou fazer um lanche, retire todos os ingredientes de uma única vez da geladeira assim ela ligará menos o motor para manter a temperatura baixa;

- Use lâmpadas com baixo consumo de energia, as lampadas LED são as ideais, consomem menos e duram muito mais;

- Sempre que possível substituía processos elétricos por processos manuais: Exemplo, bata um bolo na mão, bata o omelete com um garfo, pendure a roupa bem esticada no varal(isso reduz o tempo de ferro de passar), varra a casa todos os dias e deixe o aspirador só para os dias de faxina, etc.

Porque é necessário reduzir o consumo de energia

Usando somente a energia necessária diminuímos a necessidade pela construção de novas usinas e linhas de transmissão, consequentemente teremos mais áreas a salvo da destruição necessária para erguer uma usina hidrelétrica.


Avalie este Artigo?

Mais pra voce!