COMO PARAR DE FUMAR DEFINITIVAMENTE


Saiba como deixar o tabaco de uma vez por todas e conheça os todos os benefícios para a sua saúde quando o fizer.

Deixar de fumar é um grande desafio mas não é impossível e pode ser mais fácil do que se imagina.

Os benefícios para a saúde são mais que muitos. Deixar de fumar diminui o risco de desenvolver certas doenças, tais como doenças cardiovasculares, cancro e doenças respiratórias graves. Além disso, um ex-fumador vive em média mais anos do que um fumador.

Sabia que em apenas oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam? Após dez anos, o risco de cancro de pulmão e de outros tipos de cancro baixa consideravelmente. E ao fim de quinze anos, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador.

Quanto mais cedo deixar de fumar melhor: além de poupar dinheiro, o hálito fica mais fresco, o paladar e o olfacto melhoram, a sua pele e a sua aparência são renovadas.

Comprometa-se

Este é o conselho mais valioso. Comprometa-se que quer deixar de fumar e tome uma decisão.  A partir daí , vai precisar de esforço e força de vontadepara o conseguir. Só depende de si.

Procure ajuda

Fale com o seu médico de família, para que lhe possa aconselhar consultas de cessação tabágica, apoio psicológico  ou medicamentos que ajudem durante o processo. Também pode recorrer à acupunctura ou outra terapia alternativa.

Escolha uma data

Marque um dia para deixar de fumar. Este passo é importante porque se vai habituando à ideia, além de assumir um compromisso. Pode reduzir gradualmente o número de cigarros que fuma por dia, uma vez que deixar de fumar de forma repentina não é recomendado. Fale ainda dessa data para os seus amigos e para a sua família, de forma a sentir-se mais pressionado com esse objetivo.

Anuncie a decisão

Conte a sua decisão aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho, pois vai precisar do apoio deles e da sua solidariedade.


Pense em estratégias

Vão existir momentos em que lhe vai apetecer fumar um cigarro. O importante é identificar essas alturas e encontrar formas de as contornar. Beber um chá ou um copo de água, comer rebuçados ou pastilhas depois das refeições, conversar com um amigo, ou inspirar e expirar cinco vezes, são algumas ideias.Resista à vontade de fumar. Os momentos em que sente uma grandevontade de fumar duram apenas alguns minutos e sentirá uma grande recompensa se disser que não ao cigarro.

Evite pessoas e espaços de fumo

Nos primeiros tempos é essencial  não conviver com fumadores e evitar locais que associe ao tabaco, por exemplo cafés e discotecas. Opte por locais ondenão é permitido fumar: museus, bibliotecas, centros comerciais e cinema.Distraia-se: vá dar uma volta, ouça música, tome um banho de imersão: ocupe-se com algo que lhe dê prazer.

Escreva uma lista de motivos

Anote as razões pelas quais quer deixar de fumar. Todos os motivos são válidos. Escreva uma lista e releia-a sempre que pensar em desistir. Lembre-se do que já conseguiu ultrapassar até agora e não deite tudo a perder.

Pratique exercício físico

Para além de se manter ocupado, a prática de exercício vai reduzir a ansiedadee as alterações de humor características de quem está a deixar de fumar. A prática de yoga ou pilates é uma boa opção, uma vez que o vai ajudar a relaxare a diminuir o stress.

Faça uma alimentação saudável

Se a sua preocupação é o ganho de peso associado ao deixar de fumar, prefira saladas, frutas e legumes, em vez de alimentos salgados, gorduras e açucares. No entanto, deixar de fumar não está diretamente ligado ao aumento de peso.

Recompense-se

Vá juntando todo o dinheiro que iria gastar em tabaco e use-o em algo que gostava de ter ou fazer:  uma peça de roupa, um telemóvel, uma viagem, um concerto ou um jantar fora. O importante é recompensar-se pelas metas que vai atingindo.

Se tiver uma recaída, não se recrimine. Deixar de fumar pode ser difícil. Recorde-se dos passos que mais o


Avalie este Artigo?


Mais pra voce!