Bolinhas no braço: como eliminar


O que conhecemos popularmente como “bolinhas no braço” é, na verdade, uma condição chamada ceratose pilar. Segundo explica a dermatologista Cristina Salaro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o problema é meramente estético e não oferece nenhum risco à saúde. No entanto, muita gente se incomoda com a textura áspera e aspecto avermelhado que a parte posterior do braço adquire com essa condição. Apesar de menos frequente, ela também pode se manifestar nas laterais das coxas.

O que causa?

Dra. Cristina explica que a ceratose pilar tem origem genética. “Tanto homens quanto mulheres podem desenvolver essa condição. Ela ocorre porque há plugs, ou rolhas de ceratina, entupindo a saída do pelo, formando a protuberância”, descreve.

Pessoas que tiveram bronquite, asma brônquica, rinites e sinusites alérgicas de repetição são mais predispostas ao quadro.

Como remover bolinhas no braço?

De acordo com a especialista, tentar espremer as bolinhas com a unha não é recomendado, pois pode gerar inflamação e infecção local. Há duas medidas caseiras que ajudam a minimizar o problema: tomar sol e esfoliar a região.


Sol

Dez minutos de exposição diária são suficientes para melhorar o aspecto dos braços. A dermatologista sugere eleger o período da manhã, entre 9 e 10 horas, para evitar danos à pele.

Esfoliação

Pode ser feita todos os dias ou uma vez por semana, preferencialmente durante o banho, quando o vapor do chuveiro ajuda a abrir os poros.

“Existem várias opções de produtos, tanto prontos quanto manipulados”, afirma Dra. Cristina. “Eu recomendo o gel esfoliante Theracne, da marca TheraSkin. Ele deve ser aplicado sozinho, sem o auxílio de buchas”, indica.

Após o banho, enxugue bem a pele e aplique um bom hidratante na região. “Pode ser qualquer creme à base de ureia a 10% a 15%”, recomenda.


Avalie este Artigo?

Mais pra voce!