ALERTA - Bactérias bucais podem matar em apenas dois dias


Endocardite é uma infecção no endocárdio, revestimento interno do coração. Normalmente a doença acontece quando uma bactéria ou germes de outra parte do corpo, como os da boca, se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando a áreas afetadas do coração. A endocardite é incomum em pessoas com coração saudável.

Endocardite acontece quando germes entram na corrente sanguínea, viajam até o coração se ligam às suas válvulas ou tecido. Na maior parte dos casos a infecção é causada por uma bactéria, mas fungos ou outros microrganismos também podem ocasionar a doença.

O comprometimento da saúde bucal está diretamente associado a endocardite infecciosa.A doença afeta o coração e pode comprometer as funções vitais, exigindo uma internação prolongada.

A endocardite é responsável por uma alta morbidade e por significativas tazas de mortalidade.Em torno de 20% dos doentes não sobrevivem.

Cerca de 40% dos casos de endocardite têm origem bucal e são descobertos tanto por infecções espontâneas, resultantes de dentes ou gengivas em mau estado, quanto pela manipulação de área infectada para tratamento odontológico. Nestes casos, o que provoca a doença é a bactéria Streptococcus viridans, que habita normalmente a boca, sem provocar qualquer dano. Mas, ao entrar na circulação, esta bactéria vai parar no coração e pode provocar a endocardite.

A endocardite pode se desenvolver vagarosamente ou de repente, dependendo de qual infecção está originando o problema e se a pessoa já tem algum problema cardíaco.

Principais sintomas: febre, fadiga, dor nos músculos e articulações, sudorese noturna, perda de peso não intencional, pequenas manchas roxas ou vermelhas na pele, ou manchas brancas nos olhos e/ou dentro da boca.

Cuidado com a sua saúde bucal. A falta de higienização pode levar uma pessoa a morte! 


Avalie este Artigo?

Mais pra voce!