6 dicas na hora de limpar o forno e o fogão


É inevitável! À medida que cozinhamos o fogão vai absorvendo sujeira, seja por conta da gordura que respingou durante a fritura ou do leite que transbordou enquanto você fazia um doce. A boa notícia é que adotando algumas medidas simples, você pode manter o seu fogão sempre limpo e brilhante, o que ajuda a conservá-lo como novo por muito mais tempo. Quer saber como cuidar do seu fogão adequadamente? Então confira as nossas dicas. Vem com a gente!

Capriche na limpeza diária

Para facilitar a limpeza do fogão, é muito importante que você não permita que a sujeira impregne nas grades, trempes, bocas e queimadores. Nesse sentido, a higienização diária se torna imprescindível. Para fazer essa limpeza rotineira, espere os queimadores esfriarem para que eles não empenem. Quando estiverem frios, lave-os, enxugue-os e depois sopre os furos. Feito isso, retire as grades e deixe-as de molho na água morna com vinagre branco, apenas enquanto você limpa a mesa.

Não jogue água fria no fogão quente

Se o fogão estiver quente, nunca jogue água nele, pois o choque térmico pode estragar a pintura das grades e das trempes. Além disso, se no fogão houver detalhes em fero fundido, há a probabilidade da água sobre o fogão quente causar ferrugem na superfície.

Use os produtos certos

Como já foi dito, para limpar as grades você deve usar água e sabão, mas para higienizar o fogão você também vai precisar de esponja e sabão em barra para limpar os queimadores, além da esponja de aço para remover sujidades profundas e agulha para desobstruir as bocas do fogão.

De olho no tampo do fogão

O tampo do fogão, também chamado de mesa, deve ser limpo com um pano ou esponja macia umedecidos com água e detergente neutro. Sabão de coco também pode ser utilizado. Enquanto você limpa o tampo do fogão, cuidado para não deixar cair fiapos ou água nos condutores de gás. Vale destacar que na etapa final da limpeza você deve secar a superfície com um pano limpo, macio e seco.

Tome cuidado com os detalhes em aço inox

Os fogões em aço inox demandam cuidados especiais. Para remover gordura, o ideal é usar água morna e um limpador caseiro com amônia e para eliminar eventuais manchas de água, a melhor alternativa é usar um pano embebido em álcool ou vinagre branco. Já para tirar marcas de dedo, aplique um bom limpa inox.

O forno também é importante

Não se esqueça do forno e limpe-o pelo menos a cada quinze dias. Na hora da higienização do forno, nunca limpe os detalhes de borracha ou silicone com produtos limpa-forno, pois eles podem deformar o acessório. O ideal é  limpá-los usando apenas esponja macia e água. Faca e esponja de aço também devem ser evitados!

Dicas extras para mandar bem na limpeza do fogão


  • Desligue a válvula do gás e também o fogão da tomada para evitar choques e acidentes durante a limpeza.

  • Só use palha de aço em último caso e sempre com muita cautela, pois elas podem arranhar o fogão. As escovas duras também devem ser evitadas pelo mesmo motivo.

  • Não use produtos abrasivos como removedores, saponáceos ou materiais à base de soda cáustica.

  • Para saber se o fogão está limpinho, veja se a chama está azul. Se ela estiver amarelada, há grandes chances do queimador ou da trempe estarem sujos.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na sua cozinha? Não esqueça de voltar aqui para contar se os truques deram certo.


Avalie este Artigo?


Mais pra voce!